A Arte por Trás dos Trajes de Gala para Misses
No mundo dos concursos de beleza, os trajes de gala desempenham um papel crucial, elevando a elegância, a sofisticação e a individualidade das candidatas. Por trás dessas deslumbrantes peças de alta costura, há uma profunda expressão de criatividade e talento, moldada pelas mãos habilidosas de estilistas visionários.
Em uma busca para desvendar os segredos por trás da criação desses deslumbrantes trajes, a Roylas teve o privilégio de entrevistar uma estilista que tem feito sucesso no cenário da moda para vestidos de festa, a Caroline Ambrosi.
Durante nossa conversa, exploramos os processos criativos, as inspirações e os desafios enfrentados ao projetar os trajes de gala que adornam as passarelas dos concursos de beleza mais prestigiados.
Como surgiu a inspiração ao criar o traje de gala usado pela Miss Carol Reolon no Miss Plus Models Brasil 2024?
Caroline Ambrosi: O primeiro passo que eu faço, tanto com essas Misses como com qualquer outra cliente que eu vou trabalhar, é sentar para ter uma conversa, para ver o que é a necessidade. Por exemplo, qual é o evento que ela vai? Qual é o horário, se é dia ou noite? Qual é o objetivo ao usar aquela roupa? Então são características completamente diferentes conforme o evento que ela vai. Depois eu faço uma sugestão de materiais que a gente poderia usar adequados a esse local, esse evento e as possibilidades que a gente tem. Só depois eu parto para a criação em si, qque são os croquis, eu geralmente faço dois croquis, onde eu dou a opção para a cliente escolher o que fica melhor, Ou às vezes fazer a junção dos dois croquis e criar um terceiro. Depois disso, o croquis vai para a segunda etapa.
Caroline Reolon - 3° Miss Plus Models Brasil 2024
Imagem: Arquivo pessoal da Miss
Como foi o processo de escolha do design e dos materiais para a confecção do traje?
Caroline Ambrosi: A partir do momento que eu tive a conversa com a Carol, eu fiz uma pesquisa, que é de tendências do mercado, o que está sendo usado agora, as atualilizações de moda, e o que é usado no caso dela específico em outros concursos de Miss Plus. Então eu avaliei, olhei vídeos, fotos de concursos anteriores para ver o que geralmente elas costumam utilizar. Outra questão que eu avalio é o biotipo, o tipo físico da pessoa que vai utilizar o vestido. No caso específico da Carol, ela tem o biotipo que é considerado a mulher ampulheta, Ela tem os ombros e os quadris em linha reta e a cintura fina, o que cria uma forma feminina bastante sensual. Então nós decidimos explorar essa sensualidade natural que ela tem. Então eu crio em cima disso as cores e materiais apropriados. Como ela iria fazer um desfile de passarela, Eu optei por com elementos que se destacassem no momento em que ela estava desfilando. Como por exemplo a estola que arrastava e que ficava presa em um dos dedinhos dela e fazia todo aquele movimento no momento da passarela. Para a escolha das cores, como ela é uma mulher alta e vistosa, a gente pensou em cores marcantes, a principio selecionamos duas cores, o vermelho, o tom mais marsala, e o verde, porque ela tem os olhos verdes. Só que o verde na moda, segundo pesquisas,é considerado uma cor de natureza ou algo que ainda não está maduro, e era exatamente o contrário que a nós queriamos transmitir, a idéia era passar a inspiração de uma mulher madura e segura. Então, nós optamos pelo vermelho que é extremamente associado à paixão, ao poder e à energia. Por que que a gente pegou em cima desses três itens? Primeiro pela paixão da representatividade, a Carol representa o estado do Rio Grande do Sul, então a paixão pela cultura gaúcha. O poder, que significa a vitória, a conquista, o empoderamento feminino, e a energia também associada ao vermelho, que é a garra e a força da mulher. Então, sem dúvida nenhuma, a escolha da cor vermelha foi em cima de todas essas características.
Sabendo que cada pessoa é única como você trabalha para confeccionar trajes de gala que sejam específicos para cada indivíduo?
Caroline Ambrosi: Essa individualidade nos trajes só é possivel através da análise do biotipo, o tom de pele, o cabelo, tudo isso para ver como é que eu posso adaptar um modelo ideal para a pessoa. As características do evento, no caso da Carol era a passarela, então tem que ser algo vistoso, algo que marque, que diferencie.
No modelo que a Carol usou, a gente realçou as características físicas, como aquele decote punhal que foi feito na frente, ele vai até a linha do umbigo, oque dá uma diferenciação, porque ele divide a parte superior dela em três, tem a parte do tecido, da transparência e novamente o tecido, então isso dá uma sensação de alongar a silhueta. Outro detalhe foi a utilização da fenda e a cintura marcada, cintura marcada justamente porque ela tem cintura fina, e a fenda porque ela tem uma coxa bem saliente, então é algo sensual e muito feminino, que não deveria passar em branco e merecia um realce.E finalmente os bordados em pedrarias, que como o evento era a noite, então a gente queria destacar ainda mais o brilho natural da Carol.
Na sua visão como estilista, o que vc acredita que um traje de gala representa para quem o usa?
Caroline Ambrosi: Quando as candidatas chegam no meu atelie, geralmente todas elas estão muito inseguras, até porque elas vão observando as outras candidatas, e elas ficam com muito receio em uma série de quesitos, como a postura física, a dicção, a passarela, a hora da entrevista, então nisso tudo eu vou passando um pouco de conhecimento, até porque eu fui jurada de centenas de concursos de beleza aqui da região, e o momento da entrevista deixa elas muito tensas, meu objetivo é que a roupa passe o empoderamento e a segurança que elas precisam, a confiança, determinação, conquista, vitória, garra, poder, simpatia, realização, que elas possam dar o melhor em todas as etapas do concurso. Esse é o momento para elas acreditarem no potencial que tem. Então eu acredito que o traje, ele tem total peso quanto a isso, porque a pessoa se sente completamente empoderada e segura para mostrar o melhor de si.
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